fechar
Divertir, mas inspirarFilmes

Resenha do filme Poder Além da Vida … um filme para ver (e rever) sempre …

Peaceful_Warrior-capa

Filme Amor Além da Vida … um filme para ver (e rever) sempre …

Sinopse: Ginasta talentoso Dan Millman tem sua vida revirada ao conhecer um misterioso homem no posto de gasolina.

Reflexões:

  • Consciência plena
  • Estado de flow  / sintonia com sua essência
  • Resiliência
  • A felicidade como jornada e não como fim.

Resenha: (contém spoilers – caso ainda não tenha assistido o filme, sugiro que o faça antes de ler esta resenha).

O filme conta a estória baseado em fatos reais de Dan Millman.

Dan Millman (interpretado por Scott Mechlowicz)é um jovem estudante que  tem tudo o que todo jovem ambiciona. Ele é um ótimo aluno, um dos melhores ginastas da Universidade, grande candidato ao time olímpico de ginástica artística, boa aparência, um grande círculo de amigos, bem sucedido com as mulheres, enfim, uma vida de sonhos.

Ainda assim, algo no seu âmago o incomoda, pois vive tendo pesadelos que o impedem de dormir a noite. Ao sair caminhando  a noite, conhece um senhor misterioso e instigante no posto de gasolina que o faz questionar sobre sua vida. Sem saber seu nome, Dan Millman passa a chama-lo de Sócrates.

Em pouco tempo, estabelecem um vinculo de mestre e discípulo que faz Dan Millman questionar toda sua vida.

 

Momento presente

Dan percebe que vive com um turbilhão de pensamentos e emoções que o impedem de ter consciência do momento presente e de tudo que nos cerca.

Muitos de nós, como consequência de uma vida atribulada, vivemos no automático, com uma mente inquieta e incessante. Nossos pensamentos são encadeados de forma ininterrupta de problema em problema, sem descanço, apenas esperando o dia terminar.

Em determinado momento do filme, Dan Millman percebe que, a cada instante, milhares de coisas estão acontecendo a nossa volta.

Se eu te perguntar o que aconteceu de bom no seu dia hoje? Você consegue enumerar pelo menos três momentos de felicidade e prazer que teve hoje?

Muitos responderão que não tiveram nenhum momento de prazer ao longo do dia, que apenas tiveram problemas e aborrecimentos. Será?

O aroma do café da manhã aquecendo uma manhã fria…

O abraço aconchegante do cônjuge desejando um bom dia de trabalho…

Palavras de apoio de uma amigo em um momento de tristeza…

O sabor de uma comida apetitosa em um momento de fome…

O toque da água do chuveiro massageando nosso corpo após um dia de trabalho…

Muitas sensações e momentos de prazer podem se perder cada dia pela ausência de uma consciência plena.

Esvaziar a mente para o estado de flow

A nossa mente inquieta também nos atrapalha em nossas ações e decisões. Nossos pensamentos criam bloqueios, barreiras e medos que nos impedem de agir de forma fluida e natural, o estado de flow.

A pressão por resultados, a necessidade de sermos aprovados, a necessidade de aceitação, a auto cobrança, tudo faz com que nossas ações não sejam naturais.

Ao aprender a esvaziar a sua mente e a curtir o momento (já que a ginastica é sua paixão), ele consegue obter sua melhor performance.

Tudo vai muito bem para Dan até uma fatalidade revirar sua vida. Um acidente de moto provoca múltiplas fraturas frustrando suas ambiciosas expectativas com relação às classificatórias para os jogos olímpicos.

Em determinado momento do filme, com a raiva e a frustração em níveis máximos,  Dan confronta (em um sonho) com sua versão evil, tentando o convencer a desistir de tudo e se suicidar.

Dan resiste e escolhe viver, mesmo que para isto tenha que abandonar a ginastica.

Sócrates o convence que não deve abandonar a ginástica, já que esta era sua paixão. A motivação que deveria ser diferente, não para provar ser o melhor, mas para simplesmente fazer aquilo que sua essência o pedia para fazer.

Dan resolve treinar, treinar e superar todas as previsões pessimistas. Em dez meses, consegue atingir seus objetivos e volta a ter performance a nível competitivo.

Impermanência e resiliência

Esse filme nos diz muito sobre a impermanência (nada dura para sempre, nem os momentos bons, nem os momentos ruins) e sobre resiliência (nossa capacidade de en

frentar e ultrapassar os obstáculos que surgem a nossa frente).

Este filme tem inúmeros insights e ensinamentos mas gostaria de finalizar com um conceito que acredito piamente: A felicidade está na jornada e não no destino.

Dan Millman é levado por Sócrates para uma escalada com a promessa de uma surpresa. Após várias horas e grandes expectativas com relação ao que iria encontrar, Dan é surpreendido por não haver nada de extraordinário no final da escalada, apenas uma pedra sem graça.

Sócrates criou uma metáfora para a felicidade. Dan Millman, durante horas, estava alegre e sorridente durante toda a caminhada, por mais árdua e cansativa que fosse.

Passamos a vida em busca da felicidade, achando que seremos felizes no futuro, se alcançarmos sucesso, se ficarmos famosos, se tivermos posses, se ficarmos ricos, se tivermos uma família, etc.

A felicidade é a jornada não o destino. A vida deve ser vivida com felicidade, com as pequenas conquistas, com os pequenos prazeres que a vida nos proporciona a cada dia, com o impacto positivo que exercemos na vida das pessoas que nos cercam…

Enfim, é um filme para ser visto (e revisto) várias vezes.

Depois conta aqui que ensinamentos o filme lhe proporcionou.

 

Taglines:

There are no ordinary moments. (Não há momentos ordinaries)

Hopes, Dreams, There Are No Ordinary Moments. (Esperança, sonhos, não ha momentos ordinários)

A Movie That Changes Lives. (um filme que muda vidas)

 

Ficha Técnica:

Nome : Peaceful Warrior

Tradução : Amor Além da Vida

País :  USA / Alemanha

Ano: 2006

Diretor: Victor Salva

Nota IMBD:  7,3

Nota Rotten Tomatoes:  25% (critica)  76% (audiência)

 

 

Trailer:

Tags : resenha
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE