fechar
studenr-learning-from-a-book-in-a-classroom_StMgIaTSs

Aprendendo a aprender…

Excepcional curso online gratuito dá dicas preciosas sobre como aprender e memorizar melhor aquilo que nos propomos a aprender.

Talvez uma das suas metas para 2017 seja aprender uma novo idioma  ou adquirir uma nova habilidade ou técnica.

Para aqueles que acreditam na contínua e ininterrupta necessidade de crescimento (como eu acredito), sempre devem estar em busca de algo a aprender ou aprimorar.

Conhecer as técnicas e dicas de como favorecer o aprendizado é uma informação muito útil e importante para quem segue por este caminho.

Dois padrões mentais…

Nossa mente possui dois padrões mentais de atenção: a focada e a difusa.

No modo focado, devemos estar concentrados e atentos. No modo difuso, estamos relaxados ,mas a mente continua tentando criar conexões.

Para reter um aprendizado na nossa memória de longo prazo, requer completa compreensão do conteúdo estudado, repetição e tempo.

Esta repetição do conteúdo deve ser espaçada ao longo do tempo.

Por exemplo, fixamos mais em repetir algo 20 vezes ao longo de uma semana  do que 20 vezes em um único dia.

Um vez  apreendido e fixado em nossa memória de longo prazo, nosso cérebro é capaz de criar conexões novas com os conteúdos previamente aprendidos. Isto ocorre quando nos deparamos com algum problema a resolver.

Para criar estas novas conexões o cérebro deve estar no modo difuso. Isto explica porque muitas vezes soluções para problemas surgem quando menos esperamos.

Quando estamos resolvendo um problema e ficamos emperrados em algum ponto, muitas vezes, o melhor a se fazer é deixar o problema de lado e ir fazer outra atividade.

Ao sair do modo focado para o modo difuso, nosso cérebro pode criar conexões novas e encontrar soluções para o nosso problema em questão.

Eureka !

Por isto que muitas vezes, grandes idéias e inovações ocorrem quando estamos no chuveiro, ao caminharmos, ou qualquer outra atividade com o cérebro relaxado.

Este é apenas um dos conceitos apresentados no curso intitulado Learning how to learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (tradução livre: Aprendendo a Aprender: Poderosas Ferramentas Mentais para Ajudá-lo no Domínio de Temas Complexos) coordenado por Terrence Sejnowski e Barbara Oakley, da Universidade de California – San Diego.

Ele se encontra na plataforma MOOC online Coursera, de forma gratuita e com legendas em português.

O curso é apresentado de forma leve e didática, facilitando o entendimento e o aprendizado.

No curso, conhecemos ainda a importância do sono e da atividade física para o aprendizado, o que são blocos de memoria, o que é o efeito Einstellung, como evitar a procrastinação, entre outras dicas e conceitos muito úteis.

Para quem se considera um eterno aprendiz, não deixe de fazer este excepcional curso.

Depois passe por aqui e dê sua opinião sobre o que aprendeu…

Tags : educação
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE