fechar
Divertir, mas inspirarPodcasts

Podcast Café Brasil … um podcast provocativo e questionador…

microphone-772577_640

Podcast Café Brasil Podcast … um podcast provocativo e questionador…

Continuando com minhas recomendações de podcasts, vou comentar hoje um podcast imprescindível para você que quer evoluir como pessoa e como cidadão. Concordando ou não com as idéias de Luciano Pires não tem como ficar indiferente após cada episódio deste excelente podcast.

Luciano Pires é um versátil e talentoso comunicador, autor de sete livros, palestrante provocacional (isto mesmo, não é motivacional) que instiga em suas palestras provocação, inspiração, inovação e transformação das pessoas. Ele busca reflexão com ação. E a meu ver, cumpre muito bem seu objetivo, basta ouvir seu podcast Café Brasil para comprovar que tenho razão.

Atualmente o podcast Café Brasil está chegando próximo ao seu quingentésimo episódio (episódio 500). Acompanho o podcast a pouco mais um ano e desde o início se tornou um dos podcasts de minha preferência.

Com uma produção impecável, abordando temas dos mais variados possíveis, muitos deles em plena sintonia com a proposta do blog Espiral de Valor que é a divulgação de valores na sociedade.
Ao longo do programa, entremeando os textos de qualidade inquestionável, somos presentados com trechos musicais, na maioria das vezes, relacionados com o tema discutido. Esta abordagem do tema torna a discussão mais rica e original, acrescentando um tempero a mais ao podcast. Ganhamos, além da reflexão de ideias, um enriquecimento de nossa cultura musical.

Apenas para exemplificar a qualidade deste podcast sugiro que ouça o programa 494 – O bom propósito.
Neste programa, Luciano Pires discorre sobre a necessidade de não somente termos um propósito de vida, mas sim termos um bom propósito.

Uma vida de propósito nos impulsiona a buscar nossos objetivos de forma consistente e perseverante, nos dá motivação e força de vontade para superar quaisquer obstáculos que surjam em nossos caminhos. Imediatamente, todos nós reconhecemos que achar um propósito para nossa vida é determinante para nos impulsionar na busca por nossos objetivos.

Este podcast nos lembra que falta um fator imprescindível nesta equação: um bom propósito. A simples existência do propósito e seu reconhecimento nos direcionam e nos impulsionam para nossos objetivos, mas a falta de um conceito ético e moral dos propósitos, os desvirtua e não promove uma evolução pessoal e da sociedade.

O assaltante, sequestrador e corrupto tem um propósito claro, o de enriquecer sem se importar com o prejuízo que está infringindo ao próximo. Para aqueles, o fim justifica os meios, independente de preceitos éticos e morais.

O podcast aborda a importância de nossos modelos morais e éticos que construímos ao longo de nossas vidas. Os conceitos morais são incorporados com a observação do que ocorre em nossa volta, com os exemplos de nossos pais e parentes, com o convívio de nossos amigos e com os exemplos que usamos como referências provenientes de livros, filmes, conceitos de ídolos, etc.

Quando parar para refletir e buscar nossos propósitos, nunca devemos esquecer-nos de associar a palavra bom. Não devemos buscar qual é o nosso propósito. Devemos buscar qual é o nosso bom propósito. Aquele propósito que nos impulsiona para o beneficio próprio, sem prejudicar ninguém, ou ainda melhor, colaborando com o bem da sociedade, um bem comum.

cafebrasilOuça o podcast: Episódio 494 – O bom propósito

Tags : podcast
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE