fechar
Divertir, mas inspirarLivros

Resenha do livro Comece Algo que Faça a Diferença… o mundo esta precisando de pessoas com esta mentalidade…

a-man-stands-on-a-hill-and-looks-out-over-the-world_BX6zfkMlA

Resenha do livro Comece Algo que Faça a Diferença… o mundo esta precisando de pessoas com esta mentalidade…

Neste livro conhecemos a história do fundador da TOMS Shoes, Blake Mucoskie.

Para quem não conhece a TOMS Shoes é uma empresa americana de calçados que doa um par de sapatos novos a uma criança necessitada a cada par vendido.

O nome da empresa veio de Shoes for a Better Tomorrow (Sapatos para um Amanhã Melhor), que derivou para Tomorrow´s Shoes (Sapatos do Amanhã) que resultou em apenas TOMS Shoes.

Em 2006, o idealizador e fundador da TOMS Shoes, Blake Mucoskie foi passar férias na Argentina com o objetivo de imergir na cultura local. Ele aprendeu tango, jogou polo (o esporte nacional), bebeu vinho Malbec e usou as alpargatas (sapato nacional).

Durante a viagem conheceu uma ONG que fornecia calçados para pessoas em necessidade. Ele descobriu que muitas crianças não possuem calçados, deixando-os expostos a uma grande variedade de doenças (bolhas, feridas e infecções).

A ONG, uma vez que dependia de doações, tinha pouco controle sobre o fornecimento dos calçados e muitas vezes os tamanhos dos calçados não eram apropriados a todas as crianças, deixando algumas delas descalças.

Na ânsia de ajudar a resolver este problema, ele idealizou a TOMS Shoes. Ela possuia um modelo de negócio inovador que visa lucro, mas parte deste é revertido para doar sapatos para crianças necessitadas. Ele adaptou as alpargatas argentinas ao gosto americano e resolveu apostar neste modelo de negócio.

Desta forma, não haveria dependência da doação das pessoas ou empresas.

No primeiro verão de vendas dos sapatos, eles conseguiram vender 10 mil pares de sapatos! Conseguiram cobertura de diversas midias como Vogue, Time, People, entre outras. Grandes redes nacionais americanas como Nordstrom e Whole Foods fizeram encomendas. E celebridades como Keira Knightley e Scarlett Johansson utilizavam seus produtos.

A TOMS Shoes vendia mais do que sapatos, vendia um conceito, uma história, uma missão, um movimento no qual todos podiam (e queriam) participar.

Apenas nove meses após a ideia inicial,  Blake voltou a Argentina para distribuir 10 mil pares de sapatos novos para crianças necessitadas.

Em cinco anos, a empresa doou mais de um milhão de pares de sapatos!

No livro, Blake defende e estimula que as pessoas podem, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro, conseguir realização pessoal e causar impacto positivo no mundo, aos moldes de como ele conseguiu  com a criação da TOMS Shoes.

Ao criar empresas que impactem positivamente o mundo, os consumidores vão querer comprar seus produtos não apenas pelas razões típicas – como qualidade, preço, o fato de estar na moda, ou porque é inovador – mas também porque acreditam na missão da sua empresa e querem fazer parte dela.

O blog Espiral de Valor acredita neste conceito inovador e por isso seu lema é conectando pessoas e empresas de valor.

Este foi um dos melhores livros que li em 2016 e o achei perfeito para estreiar as resenhas de livros de  2017 do blog Espiral de Valor.

Ao longo do livro ele dá sugestões de como criar um projeto que faz a diferença.

O mundo está precisando de mais projetos como a TOMS Shoes.

Se você possui ou conhece alguma empresa como esta, não hesite em sugerir no email contato@espiraldevalor.com.br.

Título: Comece algo que faça a diferença
Título original: Start something that matters
Autor: Blake Mycoskie
Tradução: Marcelo Barbão
ISBN: 978-85-67886-02-2
N. de páginas: 192
Edição: 1
Ano: 2014
Idioma: Português
Acabamento: Brochura

Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE