fechar
matthieu

Como ter o altruísmo como guia…

Nesta palestra TED, o monge Matthieu Ricard defende a necessidade do altruísmo para a mudança do mundo em que vivemos.

As revoluções industrial e tecnológica trouxeram incríveis avanços em todos os campos do conhecimento humano. No entanto, o crescimento sem fim e o uso ilimitado dos recursos naturais tem gerado consequências que ameaçam a própria subsistência do planeta no qual vivemos. Ainda podemos prosperar,mas segundo Matthieu, “isso depende de escolhermos uma simplicidade voluntária, crescer qualitativamente, não quantitativamente.”.

Devemos tentar conciliar três escalas de tempo:
1) a economia a curto prazo;
2) a qualidade de vida a médio prazo; e
3) o meio ambiente a longo prazo.

Para Matthieu, o conceito que pode conseguir isto é o altruísmo, termos mais consideração pelos outros. Transcrevo aqui um trecho da palestra:

“Ao ter mais consideração pelos outros, teremos uma economia solidária, em que as finanças estejam a serviço da sociedade e não a sociedade a serviço das finanças. Vocês não jogarão no cassino com os recursos que as pessoas confiaram a vocês. Se vocês têm mais consideração pelos outros, se assegurarão de remediar a desigualdade, de trazer algum tipo de bem-estar para a sociedade, para a educação e local de trabalho. Do contrário, se a nação for a mais poderosa e mais rica, mas todos são pobres, qual o sentido? E se temos mais consideração pelos outros, não prejudicaremos o planeta que temos…”

Para atingirmos uma sociedade mais altruísta precisamos de mudança individual e mudança social. E ambas podem ser obtidas com a prática da meditação. Estudos recentes com ressonância magnética demonstraram que a prática da meditação produz mudanças estruturais no nosso cérebro após 20 minutos diários de meditação por quatro semanas.

Outro estudo com crianças na pré escola, demonstrou que a pratica de meditação de 20 minutos, três vezes por semana, após oito semanas tornaram as crianças mais generosas e altruístas.

Para Matthieu, a nível global precisamos de três coisas:
– aumentar a cooperação (estimular a aprendizagem cooperativa ao invés da aprendizagem competitiva nas escolas bem como nas empresas);
– precisamos de harmonia sustentável (reduzindo a desigualdade, fazendo mais com menos, crescendo qualitativamente e não quantitativamente); e
– economia solidária (compromisso local e responsabilidade global).

Ao final da palestra, Matthieu convoca todos para a Revolução Altruísta… Viva a revolução altruísta !

Vale a pena conferir a palestra inteira. Assistam e comentem.


Fonte:
TED Talk : Como ter o altruísmo como guia com Matthieu Ricard

Tags : altruismocomportamento humanopalestra
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE