fechar
SpinSpin out

E se a solução para o excesso de lixo for não produzir lixo?

recycle-bins_XJzcvV

E se a solução para o excesso de lixo for não produzir lixo?

Esta é a proposta da MiWa. Venha conferir.

Hoje em dia, fica cada vez mais evidente a ação predatória do Homem sobre o Meio Ambiente. Nós estamos exaurindo os recursos naturais para manter nosso modo de vida. Questões ligadas a sustentabilidade tem sido cada vez mais discutidas pela sociedade.

Dentre as iniciativas que vem sendo estimuladas para reduzir a extração dos recursos naturais é a reciclagem.

Mesmo assim as taxas de reciclagem são baixas e há ainda um grande caminho a percorrer.

Segundo reportagem do site O Tempo, veiculada no início deste ano, as taxas de reciclagem no Brasil se encontram em 3% do total de lixo produzido. Isto implica em uma perda para economia brasileira de R$ 120 milhões por ano.

Uma nova abordagem para o problema

A MiWa é uma empresa fundada em 2014 com uma ideia inovadora: e se a solução para o excesso de lixo for não produzir lixo.

A grande maioria dos produtos que consumimos diariamente vem em embalagens de plástico ou papel que deveriam ser reciclados. No entanto, isto não ocorre da forma como deveria e uma grande parte destes resíduos não é reciclada.

A MiWa criou um sistema que conecta produtores, redes de lojas e supermercados e o consumidor final e que elimina as embalagens descartáveis de toda a cadeia.

O produtor entrega seus produtos em uma capsula que será reaproveitada posteriormente. Na loja, o consumidor escolhe o produto e a quantidade que quer comprar. O produto é colocado em um recipiente próprio do consumidor ou um recipiente MiWa. A compra é feita por meio de um aplicativo que conterá as informações de validade e nutricionais do produto como as que são normalmente encontradas nas embalagens tradicionais.

O interessante neste sistema é que, além de evitar a produção de lixo  eliminando embalagens, o sistema permite que o consumidor defina a quantidade de produtos que quer comprar, evitando desperdício também de produtos.

Você também pode criar sua lista de compras antecipadamente pelo aplicativo. Ao entrar no supermercado o pedido é detectado e imediatamente preparado, você só precisa esperar sua encomenda ser separada.

Ao final da compra você é avisado de quanto lixo você evitou ser gerado.

Vejam um vídeo da MiWa  explicando a idéia do sistema e outro explicando como funcionaria o ato de compra pelo consumidor.

Aliás, o nome da empresa MiWa vem de “Minimum Waste” (tradução livre, lixo mínimo), nome bem apropriado, concorda?

 

Que bela e inovadora idéia!

Fonte:

Post Brasil perde R$ 120 bilhões por ano ao não reciclar lixo por Ludmila Pizarro no site OTempo

Site da MIWA

 

Tags : inovaçãosustentabilidadevideo
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE