fechar
SpinSpin out

Uma enguia que consegue detectar poluição nos lagos

envirobot

Uma  enguia que consegue detectar poluição nos lagos

Só que não é uma enguia comum, é uma enguia robô.

A Envirobot é um robô desenvolvido pela EPFL, da Suíça. Ela foi desenvolvida em módulos compostos por sensores que conseguem detectar alterações de condutividade e temperatura.

Enquanto a enguia robô nada ela capta com seus sensores, em tempo real, informações na água que são transferidos para um computador.

Ele mede aproximadamente um metro e meio de comprimento, mas por ser contruido em módulos, o tamanho pode variar de acordo com a necessidade.

Alguns módulos do robô são compartimentos que são preenchidos pela água em que nadam. Estes módulos podem funcionar como sensores biológicos ao avaliar com bactérias, pequenos crustáceos ou células de peixes, contidos nestes módulos, respondem a água em estudo.  Se os níveis de poluentes forem muito altos podem ser tóxicos o suficiente para levar a morte destes organismos.

Os desenvolvedores do projeto ainda estão aprimorando novos sensores como a detecção de metais pesados, como o mercúrio, melhorando ainda mais a capacidade detecção de poluentes.

Vejam um vídeo do projeto publicado pela Techlead:

Este é mais um exemplo de como a robótica aos poucos vai sendo incorporado no nosso dia a dia para a resolução dos problemas da nossa sociedade.

Atualmente,as análises de água de rios e lagos são feitas com a coleta de inúmeras amostras da água sendo feita por pessoas.

O uso de robôs para esta finalidade tornaria a análise da água de mananciais muito mais rápida, abrangente e evitaria expôr pessoas a água tóxica.

Mais um exemplo de como a tecnologia pode ajudar o homem a resolver muitos dos problemas que ele mesmo criou.

 

Referência

BioRobotics Laboratory da École Polytechnique Fédérale de Lausanne 

Nano-tera

 

 

 

 

Tags : inovaçãomeio ambientetecnologia
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE