fechar
freelistening

Urban Confessional… emprestando seus ouvidos para alguém…

Voluntários desta iniciativa ficam a disposição para qualquer um que precise alguém para desabafar um problema ou compartilhar uma conquista…

“Nós acreditamos que todos precisam ser ouvidos.”

Este é o lema da Urban Confessional, projeto fundado por Benjamin Mathes em 2012. Voluntários do projeto ficam a disposição nas ruas segurando uma placa com a seguinte frase: “Free Listening” (Tradução livre: “Ouço você de graça.”).

Qualquer um pode se aproximar e conversar, expor suas frustrações, seus problemas ou até suas conquistas.

Segundo as palavras de Mathes:

“Every time you share something, whether it’s good news or bad news, and someone takes the time to hear it, it kind of makes you feel complete.”

(Tradução livre: Toda vez que você compartilha algo, seja um boa ou má noticia, e algum usa seu tempo para ouvi-lo, isto te dá a sensação de completude.)

Segundo os voluntários do projeto, o beneficio não é apenas de quem desabafa, ele se estende aos ouvintes.

Vejam o vídeo do projeto:


O exercício de ouvir é uma forma de exercitar a generosidade e o desapego. Quantas vezes em uma conversa, não nos pegamos pensando na nossa próxima fala, ao invés de escutar ao o que o outro está dizendo? No anseio de expor nossas opiniões e pensamentos, não damos a devida atenção quando o outro está falando.  Como somos egoístas…

Fica como reflexão: Como estamos interagindo em nossas conversas?

Estamos focados 100% na conversa, a deixando fluir, sem a preocupação de impor nossas opiniões?

Ou estamos sempre preocupados em nossas falas, querendo usar aquele argumento arrasador e, em consequência, desviando o foco da conversa para si próprio quando o outro fala?

Fonte:
Post These Volunteers Listen To People’s Problems For Free por Madeline Diamond no site Huffington Post
Site da Urban Confessional

Tags : comportamentogenerosidadeprojetovideo
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE