fechar
SpinSpin out

A inovação pode surgir de onde se menos espera.

whirligig

A inovação pode surgir de onde se menos espera.

Este pesquisador criou um dispositivo para fazer diagnóstico de malária, mas o incrível é que a fonte de inspiração foi um brinquedo.

Para se realizar o diagnóstico de malária depende apenas de uma centrífuga, um dispositivo de alta rotação que consegue separar os diferentes tipos de células do sangue do paciente.

O pesquisador Manu Prakash da Universidade de Stanford, ao visitar comunidades carentes de Uganda, se deparou com uma centrífuga sendo usada como peso para segurar a porta, pois não havia energia elétrica para fazê-la funcionar.

Os agentes de saúde das comunidades de Uganda precisavam um dispositivo que fosse barato e não dependesse de energia elétrica para fazer os diagnósticos de malária.

Incomodado com este fato, Manu Prakash resolveu buscar uma solução para o problema e desenvolveu o paperfuge, uma versão de centrífuga feita com papel.

O mais interessante é a fonte de inspiração que ele usou para criar seu paperfuge: brinquedos.

Ela começou a analisar vários tipos de brinquedos rotatórios. O iô-iô roda a 4000 rotações por minuto (rpm) e um pião roda a 300 rpm, nenhum deles com rotações suficientes para resolver o problema em questão.

Finalmente ele achou um que realmente poderia resolver o problema chamado “whirligig” que gira a incríveis, 125000 rpm.

Bingo!

Manu Prakash conseguiu criar um dispositivo barato (custa 20 centavos de dólar para ser produzido), de fácil confecção (com o uso de uma impressora 3d ele criou 100 paperfuges em um dia) e que não depende de energia elétrica.

O pesquisador testou seu dispositivo na prática e conseguiu comprovar sua eficácia em identificar pacientes com malária. Seu próximo passo é criar variações de paperfuge para o diagnóstico de outras doenças.

Sensacional!

Vejam um vídeo da NPR explicando o paperfuge:

 

Fonte:

Children’s Whirligig Toy Inspires a Low-Cost Laboratory Test no site NPR

 

Tags : inovaçãosaúdevideo
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE