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Máquina de vendas que te pune por escolher junk food.

Experimento utiliza da psicologia comportamental para nos estimular a fazer escolhas mais saudáveis.

Quem nunca comprou um chocolate ou um saco de batatas fritas em uma máquina de vendas automáticas?

Nos últimos anos, algumas empresas se especializaram em vender apenas produtos saudáveis em sua máquinas mas viram suas vendas caírem.

Pesquisadores da Rush University Prevention Center, fizeram um experimento muito interessante.

Ao invés de haver apenas produtos saudáveis nas maquinas de venda, havia também vários junk-foods, como chocolates, balas e salgadinhos.

No entanto, ao escolher uma junk-food, a máquina demorava 25 segundos para entregar o produto. Durante esta espera o cliente tinha a possibilidade de trocar de produto e, se trocasse por um produto saudável, o produto era imediatamente entregue.

Eles fizeram um experimento durante  14 meses com três pontos de venda e foram vendidos 32000 produtos.

Para ser considerado saudável, o produto deveria ter cinco dos sete critérios: menos de 250 calorias por porção, 35% ou menos de gordura, ter menos do que 350 mg de sódio por porção, não conter gordura trans, ter menos do que 5% do consumo diário de gordura saturada por porção, ter mais do que um grama de fibras por porção e ter menos do que 10 gramas de açúcar por porção.

Esta estratégia levou a um aumento de 2 a 5% nas vendas de produtos saudáveis, sem diminuir as vendas totais.

Parece pouco mas considerando que há 1,3 milhões destas maquinas no mercado americano, este aumento pode gerar um impacto significativo no consumo de produtos mais saudáveis.

Psicologia comportamental explica…

A ideia do estudo partiu da observação de Brad Appelhans, um dos idealizadores do estudo, de que as pessoas não utilizavam portas automáticas pois uma sinalização indicava “um atraso de 3 segundos” para a abertura da porta.

As pessoas não gostam de esperar e querem os benefícios, os resultados, o prazer de forma imediata. Elas querem uma gratificação instantânea.

Este é o motivo do por que muitas vezes escolhemos um junk-food ao invés de um alimento saudável. Apesar de sabermos que para nossa saúde, o alimento saudável nos trará mais benefícios no futuro, o junk food gera um prazer imediato. Em consequência, na maioria das vezes, damos preferência por este último.

No estudo, os pesquisadores utilizaram este mecanismo comportamental intrínseco para estimular o consumo de produtos mais saudáveis.

Durante os 25 segundos de espera, o consumidor pode refletir e trocar pela opção mais saudável para receber o produto mais rapidamente.

Este é um belo exemplo de que ao entender como nos comportamos podemos criar estratégias melhores e mais eficazes em impactar as pessoas.

 

Fonte:

This vending machine punishes you for buying junk food por Mustafa Gatollari no site Distractify

The Simple Vending Machine Hack That Led People to Choose Healthier Snacks por Amanda MacMillan no site Health

Foto: Pixabay / Crystaltalks

 

Tags : comportamentosaúde
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

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