fechar
SpinSpin out

O Katerva Award é o prêmio Nobel da Sustentabilidade, veja quem ganhou este ano…

oceancleanup

O Katerva Award é o prêmio Nobel da Sustentabilidade, veja quem ganhou este ano…

O projeto premiado foi o Ocean Cleanup e foi idealizado por um jovem de 19 anos. Confira…

A missão do Katerva, fundado em 2010 por Terry Waghorn,  é encontrar, avaliar e acelerar inovações sustentáveis disruptivas ao redor do mundo. O Katerva tem o objetivo de procurar ideias que promovam um salto na eficiência, estilo de vida e atitudes que estão à frente do pensamento atual, ou seja, ideias que impactarão o mundo nos próximos 10 anos.

O nome Katerva (lê-se Ca-tair-vah) deriva do latim Caterva que significa população. O nome remete a comunidade global que torna possível a instituição cumprir sua missão.

Para a premiação deste ano, 3500 projetos foram submetidos à comissão avaliadora e como vencedor do prêmio deste ano escolheram o projeto Ocean Cleanup que tem o objetivo limpar os oceanos da poluição marinha com uma gigantesca peneira movida pela corrente marítima.

A “peneira”  coleta passivamente plásticos que estão até 3 metros de profundidade e podem ser usados para reciclagem ou combustível. Estudos indicam uma rede da ordem de 100 km pode remover em 10 anos, 42% do lixo plástico do Oceano Pacifico.

A poluição marinha de plásticos afeta de forma avassaladora, matando por ano, pelo menos um milhão de aves marinhas e cerca de 100 mil mamíferos marinhos. Além disso, toxinas dos plásticos afetam diretamente os homens ao entrar na cadeia alimentar.

O projeto foi concebido em 2013 pelo holandês Boyan Slat, que possuía nesta época 19 anos de idade.

Nesta página da Katerva você conhece os vencedores por categorias. As seguintes categorias foram avaliadas: mudança de comportamento, economia, meio ambiente, alimentação, igualdade de gênero, desenvolvimento humano, materiais e recursos, energia, transporte e  cidades inteligentes.

Vale a pena dar uma conferida…

Veja uma animação explicando o conceito:

Vejam a palestra de Boyan Slat para o TEDx:

Fonte:

Pagina da Katerva

http://www.katerva.net/index.php/news/78-the-ocean-cleanup-wins-katerva-the-nobel-prize-of-sustainability

Tags : meio ambientepoluiçãosustentabilidadevideo
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE