fechar
man-1253004_640

O que é ser homem nos dias de hoje?

Vivemos em uma época de mudanças, de quebra de paradigmas. Muito se fala sobre o empoderamento feminino, sobre a liberdade de gêneros, sobre igualdade de raças,  mas pouco se fala sobre o novo papel do homem moderno.

Dogmas e preconceitos  ditaram (e vem ditando) até hoje as imagens que fazemos de cada um. Rótulos de comportamentos estereotipados vem sendo quebrados em todas as esferas. Tudo criando um movimento propício a uma revolução de valores em prol da igualdade, da equidade.

As mulheres estão batalhando por igualdade de oportunidades e de equiparação salarial.

Pessoas LGBT lutando contra o preconceito, buscando a liberdade de se mostrarem ao mundo sem medo de sofrer repreensão ou aversão.

Pessoas afro-descendentes estão lutando contra o preconceito racial e também buscam uma igualdade de oportunidades.

Pessoas com deficiência física estão também reivindicando acessibilidade e inclusão social na sociedade.

E os homens?

A Natura lançou uma campanha recente abordando esta questão. Confira:

 

O homens também estão vivendo uma mudança de dogmas.

“Homem não chora!”

“Homem não é vaidoso!”

“Homem não demonstra emoção!”

“Homem deve mandar em casa!”

Todas estas frases não se enquadram na nova realidade do homem na sociedade moderna.

O grande problema é que os homens não discutem esta nova realidade.

Feminismo, opção sexual, racismo e  inclusão social são questões cada vez mais discutidas nas rodas de discussão e pela mídia.

A mudança do papel do homem, por outro lado, não é habitualmente discutida, mas deveria.

Todos devem discuti, refletir e incorporar seu novo papel na sociedade.

Se por um lado o homem perdeu seu poder centralizador, dominador e inquisidor;  por outro lado, ele pode ter uma vida mais leve, dividindo responsabilidades, reconhecendo suas fraquezas e fragilidades e podendo curtir, de forma mais afetiva, a paternidade.

Parabéns a Natura por esta iniciativa de levantar esta questão negligenciada até então.

 

Referência:

Canal do You Tube – Natura Brasil

Foto: Pixabay/MihaiParaschiv

Tags : campanhacomportamentovideo
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE