fechar
construction-646914_640

O que você acharia de trabalhar 6 horas por dia?

Algumas empresas suecas estão implementando uma carga horária de trabalho reduzida com o intuito de tentar achar um ponto ideal de trabalho e vida pessoal.

Imagine o seguinte dia de trabalho: chegar ao serviço as 8:30, as 11:30 sair para almoçar, voltar ao trabalho as 12:30 e as 15:30 encerrar suas atividades e ir para casa. Para muitos isto é um sonho de trabalho, para alguns suecos, isto é a realidade.

A empresa BackGround AB, especializada em produção digital implementou esta jornada de trabalho desde setembro de 2015. Após nove meses com esta reduzida jornada de trabalho, eles avaliarão se a mudança teve impactos financeiros positivos e, em segundo lugar, quais foram os impactos para os consumidores e para a equipe.

Os chefes orientaram os funcionários a evitarem acessar as redes sociais durante o expediente de trabalho e a evitarem também a checagem de emails e chamadas pessoais. Não houve redução de salários e os donos da empresa acreditam que haja melhora da produtividade.

As pessoas ficaram mais focadas, com menos distrações, ficarão menos estressadas, terão relacionamento no trabalho mais harmonioso consequentemente, tudo favorecendo um aumento do bem estar e sem perda (ou até ganho) da produtividade.

Seria uma situação win-win –na qual todos ganham. Os donos ganham com aumento da produtividade e da qualidade do trabalho e os funcionários ganham com uma melhor qualidade de vida.

Esta jornada de trabalho reduzida tem sido implementada por outras start-ups suecas e dois hospitais, um na cidade de Umea e outro em Gothenburg.

Uma casa de repouso, também na Suécia, iniciou um estudo desde fevereiro deste ano. Este estudo tem a programação de dois anos de duração e tem o objetivo de avaliar os efeitos da mudança da jornada de trabalho reduzida em 80 enfermeiras. Até o momento, os resultados parecem ser promissores, com as enfermeiras tendo uma saúde melhor, estão menos estressadas e desempenhando um serviço de melhor qualidade.

Recentemente, na conceituada revista Lancet, foi publicado um artigo alertando a associação de uma longa jornada de trabalho com um aumento no risco de acidente vascular cerebral e eventos cardiovasculares.

Pesquisadores da University College London revisaram 25 estudos envolvendo mais de 600000 homens e mulheres da Europa, Estados Unidos e Austrália. Eles chegaram a conclusão de que a jornada de trabalho de 55 horas semanais conferia um aumento no risco de AVC de 33% em comparação com aqueles com jornada de trabalho de 35-40 horas semanais. A jornada de trabalho estendida também se associou com aumento de 13 % no risco de doenças coronarianas.

Estes dados me remetem a um quadrinhos anteriormente publicado no blog sobre um ensinamento de Dalai Lama. Vale a pena conferir: Quadrinhos nos faz questionar sobre as escolhas que estamos tomando ao viver nossa vida…

Também me remetem a uma palestra de Barry Schwartz intitulada Por que trabalhamos? .

Não quero dizer aqui que não devemos trabalhar. O que questiono é o modelo de trabalho que consome de nós um de nossos bens mais preciosos: o tempo. Passamos uma parte grande de nosso tempo no trabalho. Será que tem que ser assim?

Não estaria neste modelo de jornada reduzida, uma solução para nos mantermos produtivos e ao mesmo tempo com melhor qualidade de vida? O futuro dirá…

Fonte:
Post Suécia reduz carga horária de trabalho para 6 horas diárias e começa a colher benefícios por Leticia Flores no site Awebic

Post Sweden is shifting to a 6-hour work Day por Bec Crew no site Science Alert

Working long hours is linked to a significantly higher risk of stroke por Peter Dockrill no site Science Alert

Post The truth about Sweden’s short working hours por Maddy Savage no site BBC

Tags : trabalho
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE