fechar
Olhar íntimoPilulas de Valor

Perpectivas…O que determina o que é belo ou feio?

wave-384385_640

O que determina o que é belo ou feio? O determina o poder que um objeto ou fato exerce sobre nós?

Um objeto bonito não possui a qualidade intrínseca de que é boa para a mente, nem um objeto feio tem o poder intrínseco de machucá-lo. Beleza e feiura são apenas projeções de nossa mente. A habilidade de causar felicidade ou sofrimento não é característica do objeto em si. Por exemplo, a visão de uma determinada pessoa pode causar felicidade para uma pessoa e sofrimento para outra. É a mente que atribui qualidades para o objeto observado.


 

A beautiful object has no intrinsic quality that is good for the mind, nor an ugly object any intrinsic power to harm it. Beautiful and ugly are just projections of the mind. The ability to cause happiness or suffering is not a property of the outer object itself. For example, the sight of a particular individual can cause happiness to one person and suffering to another. It is the mind that attributes such qualities to the perceived object.

Dilgo Khyentse Rinpoche, The Heart of Compassion, Shambhala 2007
DILGO KHYENTSE RINPOCHE (1910-1991)

 

Para alguns o mar pode evocar emoções prazerosas de uma infância com os pais, para outros podem evocar medo e pavor, resultados de um afogamento no passado. Tudo depende de uma perspectiva.

 

 

Fonte: Texto retirado do site de Matthieu Ricard.

Foto: Pixabay / Hans

Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE