fechar
Podcasts

Podcasts… mais uma fonte de insights e reflexões…

microphone-772577_640

Podcasts… mais uma fonte de insights e reflexões…

Como todos que acompanham o blog Espiral de Valor já perceberam, tudo que gere algum valor pessoal ou comunitário, seja post na web, ong, notícia, filme, teatro, documentário, quadrinhos, fotografia, etc, tem espaço neste blog. Inauguro com este post, análises e indicações de uma mídia que pode ser uma fonte gigantesca de inspiração, reflexões e insights…o Podcast.

Para quem não conhece, podcasts são programas de áudio com os temas mais variados possíveis. Há podcasts sobre cotidiano, notícias, política, esportes, estudos de línguas estrangeiras, filmes, entre outros.

Os podcasts podem ser ouvidos diretamente na página do mesmo na internet, através de um player. Ele pode ser baixado em arquivo mp3 para ser ouvido em algum reprodutor de mp3. Ou ainda, da forma mais fácil, assinando um feed em um aplicativo próprio para podcasts. Na plataforma IOS, encontramos nativamente o app Podcasts. Neste caso, procuramos na busca do app o podcast desejado e o assinamos. Pronto. Assim que sair um programa novo, ele é baixado para o celular e podemos ouví-lo quando quisermos. Uma dica: deixe ativado apenas a transferência de arquivos quando estiver com uma rede wi-fi disponível, desta forma o app não consumirá tráfego de dados que você contratou com sua operadora de celular.

Em breve, serviços de streaming estarão disponibilizando podcasts nos seus acervos. A Deezer já anunciou que os disponibilizará. Não demorará para os outros serviços de streaming de música como o Spotify também seguirem esta tendência. Isso popularizará ainda mais os podcasts que já vem demonstrando uma tendência de aumento de audiência.

Os serviços de streaming têm revolucionado a forma como temos consumido a mídia da música e dos filmes. No campo radiográfico, antigamente ouvíamos a música que a emissora de rádio queria transmitir. Hoje ouvimos aquilo que desejamos, montando uma playlist ou descobrindo artistas novos de acordo com a sugestão do app. Um algoritmo analisa nosso perfil musical e recomenda artistas com musicalidade semelhante.

O mesmo ocorreu com os filmes, programas como o Netflix, nos permite assistir um filme ou uma série televisiva que desejamos na hora que quisermos.

Podemos fazer uma analogia dos podcasts com programas de rádio com a diferença de que podemos ouvir na hora em que quisermos e o que quisermos ouvir.

Eu particularmente escuto uma série de podcasts principalmente enquanto estou me deslocando pelo tumultuado trânsito de São Paulo. Com esta prática consigo transformar o tempo “ocioso” e “perdido” no trânsito em aprendizado e reflexões que ampliam meu conhecimento e reflexões sobre o mundo.

Como em qualquer mídia, encontramos de tudo no mundo dos podcasts. A partir deste post, vou regularmente comentar alguns podcasts que ouvi e que estejam em sintonia com a proposta do blog Espiral de Valor.

Aguardem…

Foto: pixabay / vanleuven0

Tags : crescimento pessoalpodcasts
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE