fechar
Spin out

Realidade virtual ajudando pacientes com câncer a superar suas sessões de quimioterapia…

VROnco

Realidade virtual ajudando pacientes com câncer a superar suas sessões de quimioterapia…

Mais uma aplicação inovadora para esta nova tecnologia que promete revolucionar o mundo. Confira…

Em Sidney – Austrália, uma parceria entre a Samsung VR, a Start VR (estúdio de produção de conteúdo de realidade virtual) e Chris O’Brien Lifehouse (centro de tratamento de câncer) resultou em uma idéia promissora.

Eles identificaram o uso da realidade virtual pode ajudar o paciente oncológico que passa por um momento complicado do ponto de vista emocional e psicológico.

Durante as sessões de quimioterapia, eles recebem um dispositivo de realidade virtual e podem escolher entre diversas experiências imersivas.

Eles podem ser transportados para um passeio de barco na Sydney Harbour, podem experimentar saltar de um avião e praticar skydiving, podem mergulhar no oceano apreciar a beleza da vida marinha, passear no zoológico e se encantarem com os Koalas, entre outras experiências.

Tudo com o objetivo de aliviar o estresse das sessões de quimioterapia.

O diretor de conteúdo da Start VR, Martin Taylor, se mostra entusiasmado com o conceito:

“Nosso objetivo principal é criar conteúdo de realidade virtual convincente e coordenar iniciativas que causem um impacto positivo na vida dos consumidores.

Nós queremos determinar se a RV tem o potencial de mudar a percepção que as pessoas tem do ambiente que elas se encontram. Nós achamos que o ambiente hospitalar, onde as pessoas sentam e esperam longos períodos de tempo, preocupados com desfechos incertos, seria um bom lugar para começar.

Após meses de teoria e planejamento, a verdadeira recompensa foi encontrar estes incríveis pacientes e vê-los experimentarem alegria imediata através do poder da RV.”

Muitas vezes, o aspecto psicológico, a ansiedade, a expectativa com o tratamento, são tão importantes quanto o tratamento físico.

No entanto, não é raro este aspecto ser negligenciado pelos hospitais.

O diretor da Chris O’Brien Lifehouse Michael Marthick defende esta abordagem:

“Permitir que os pacientes escapem da experiência de quimioterapia permitindo que eles esqueçam o que está acontecendo… Em momentos que antecedem cirurgia, os pacientes se encontram ainda mais ansiosos… Esta (iniciativa) lhes oferecem distração e elevam seus espíritos. O bem estar não se refere apenas ao aspecto físico, mas também do bem estar mental.”

Que venham mais aplicações inovadoras para esta nova tecnologia que se torna cada vez mais presente.

A área de suporte ao bem estar do paciente é uma área promissora na qual a realidade virtual pode ter um papel impactante.

Vejam o vídeo desta incrível idéia:

 

Fonte:

Start VR Introduces Virtual Reality to Chemotherapy Patient Program at Chris O’Brien Lifehouse na Samsung Newsroom

https://news.samsung.com/global/start-vr-introduces-virtual-reality-to-chemotherapy-patient-program-at-chris-obrien-lifehouse

Video You Tube – Start VR

 

Tags : realidade virtualsaúde
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE