fechar
Divertir, mas inspirarFilmesOlhar íntimoSpinSpin in

Resenha do filme Divertida Mente … uma excepcional animação sobre emoções para as criancas (ou seria para adultos?)…

Pixar Post – Inside Out characters closeup

Resenha do filme Divertida Mente … uma excepcional animação sobre emoções para crianças (ou seria para adultos?)…

Sinopse:
A ultima animação da Pixar dá um show de originalidade e criatividade ao retratar o turbilhão de emoções de uma menina de 11 anos.

Reflexões:
– papel da emoções em nossas vidas
– todas as emoções são importantes, até as que parecem ser apenas negativas.

Resenha (contém spoilers):

Riley Anderson é uma feliz garota de 11 anos muito satisfeita com sua vida, possui amorosos pais, amigos na escola e é muito boa no esporte que pratica, o hoquei sobre o gelo. Tudo vai muito bem até que é obrigada a mudar de cidade, de Minnesota para São Francisco. O filme aborda toda a questão emocional deste momento de dificuldades na vida da pequena menina, uma nova casa, nova escola, novos amigos.

insideout1

As emoções alegria, tristeza, raiva, medo e nojo (brilhantemente personificadas) guiam a pequena Riley em suas reações perantes essa nova vida. Eles ficam numa sala de controle dentro da mente da menina, observam tudo o que acontece e geram uma resposta emocional pertinente.

pixars_inside_out_2015-wideA alegria ajuda Riley a ver o lado bom das coisas.

A tristeza olha pelo lado negativo das coisas e as outras emoções não compreendem seu papel na sala de controle.

A medo tenta proteger Riley dos potenciais perigos de cada situação.

O nojo proteje Riley de ser enveneda tanto fisicamente como socialmente.

A raiva aparece para Riley demonstrar que está insatisfeita com alguma situação. A raiva é um personagem muito interessante que quando esta com muita raiva, a sua cabeça explode literalmente. É como dizemos no nosso dia a dia: “Que raiva !!! Minha cabeça vai explodir de tanta raiva !!!”.

A representação da mente de Riley no filme é muito interessante. As cinco emoções ficam em uma torre de controle. De acordo com as repostas emocionais realizadas, são geradas memórias que são armazenadas em globos. As cores destes são relacionadas com a emoção ligada àquela memória. As memórias de alegria são amarelas, as de tristeza são azuis, as de raiva são vermelhas, as de nojo são verdes e as de medo são roxas. Ao final do dia, quando Riley vai dormir, as memórias de curto prazo são enviadas para a área de memória de longo prazo. Acredita-se que o sono tem um papel importante neste processo e isto também é retratado no filme.

Ainda com relação as memórias, quando um evento com carga emocional muito grande é formada, gera uma memória especial que, por sua vez, gera uma ilha de personalidade. No filme, Riley possuia as seguintes ilhas da personalidade: familia, amizade, honestidade, bobeira e hoquei. Estas ilhas da personalidade moldam quem somos e nossas prioridades na vida.

No filme outras áreas da mente são demonstradas como Terra da Imaginação, a Produção dos Sonhos, a área da Memória de Longo Prazo e o fosso das Memórias Esquecidas. Todas estas regiões nos são apresentadas de forma muito criativas e originais. Por exemplo, alguns trabalhadores na Area da Memória de Longo Prazo, ficam rastreando as memórias que podem ser retiradas e jogadas no Fosso das Memórias Esquecidas.

insideout2

É interessante ver no filme como cada emoção enxerga cada situação do filme de uma forma diferente. Em determinado momento do filme, a alegria e a tristeza são jogadas para fora da sala de controle e grande parte do filme demonstra o esforço deles tentando voltar. Neste meio tempo, todas as ações da Riley são tomadas apenas com o medo, o nojo e a raiva, sendo que este último toma as rédeas da situação. Assim como na vida real, decisões tomadas em um momento de raiva, na maioria das vezes, são decisões equivocadas que podem nos fazer se arrepender no futuro. O mesmo ocorre no filme.

Durante o período no qual a alegria e a tristeza tentam voltar para a sala de comando, a alegria descobre que a tristeza tem um papel importante também, assim como as outras emoções.

Todas as emoções são importantes e o equilíbrio entre elas é o caminho correto a ser tomado. Quando uma emoção domina excessivamente sobre as outras, problemas de personalidade ocorrem como, por exemplo, a depressão.

Outro aspecto interessante no filme ocorre já na parte final do mesmo. Quando a alegria e a tristeza voltam para a sala de controle, um novo terminal é instalado na mente da Riley, com muitos mais comandos que anteriormente. As emoções podem agir conjuntamente e não disputar quem terá o controle da situação. Podemos observar no final do filme que os globos de memória agora possuem muitas vezes cores mistas. Acredito que o filme retrata muito bem o processo de amadurecimento e crescimento emocional. Com o passar dos anos, os comandos se tornam mais complexos, mas conseguimos analisar a situação com mais calma e de forma mais assertiva.

Além de tudo isso, o curta do início do filme Lava é um tocante curta de animação musical sobre um vulcão que possui como grande sonho: um Amor para compartilhar sua vida. É uma tocante história de amor para já ir entrando no clima desta animação puramente… emocional.

Termino com uma frase de Pete Docter sobre o filme:

“Being aware of how people think and interact gives you a deeper understanding of life”.
(Tradução livre: “Ter a consciência de como as pessoas pensam e interagem nos dá uma maior compreensão da vida.”)

Depois de tudo isso… Qual é a sua resposta? Este é realmente um filme para crianças ?

Inside_Out_2015_film_posterFicha Tecnica:
Título: Divertida Mente
Título Original: Inside Out
País: EUA
Ano: 2015
Direção: Pete Docter, Ronaldo Del Carmen
Nota IMBD: 8.8 (na data deste post)
http://www.imdb.com/title/tt2096673/
Nota Rotten Tomatoes: 98% (críticos) / 92 % (audiência)
http://www.rottentomatoes.com/m/inside_out_2015/

Taglines:

Meet the little voices inside your head (Tradução livre: Encontre com as pequenas vozes em sua mente)

A Major Emotion Picture (Tradução livre: Um filme de Emoção)

Citações:

Sadness: Crying helps me slow down and obsess over the weight of life’s problems.
(Tradução livre – Tristeza: Chorar me ajuda a acalmar e a supercar o peso dos meus problemas.)

Trailer:

Trailer de cada emoção:

Alegria

Tristeza

Raiva

Medo

Nojo

Vídeo com os criadores do Filme Divertida Mente:

Trailer:

Fonte:
Trailers do Canal da Disney Pixar

Canal do You Tube – Fusion – Inside the Minds Behind Pixar’s ‘Inside Out’

Tags : animaçãocomportamento humanocrescimento pessoalemoçãoresenha
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

8 Comentários

    1. Ola Wellington Silva. Que bom que lhe ajudou. Continue acompanhando o blog que sempre colocarei assuntos de valor para o individual e o coletivo. Abcs.

  1. Acabei de assistir e fiquei curiosa sobre a opinião alheia, e realmente, é um grande filme, que ensina tanto as crianças quanto os adultos! Parabéns adorei sua descrição!

    1. Obrigado pelo comentário Giovana. Este filme foi um dos meus favoritos do ano passado. Adoro a forma criativa como o filme aborda nossas lembranças, nossas emoções.

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE