fechar
Divertir, mas inspirarLivrosOlhar íntimoSpinSpin in

Resenha Livro Felicidade Autêntica (parte final)… livro demonstra que vale a pena buscar a felicidade…

winter-happiness_web

Resenha Livro Felicidade Autêntica (parte final)… livro demonstra que vale a pena buscar a felicidade…

No post anterior o autor argumentou como nossa postura perante o passado e o futuro influenciam nosso estado de felicidade. Agora é a vez do presente…

Agora o presente…

As fontes de felicidades para o presente provem dos prazeres e das gratificações.

Os prazeres são causados por estímulos externos (componente sensorial), são fortemente emocionais e passageiros. Já as gratificações são mais duradouras, envolvem raciocínio e interpretação, não criam hábito facilmente e estão apoiadas em nossas forças e virtudes.

Vou comentar especificamente sobre cada uma delas.

Sobre o prazer…

Um grande problema para aqueles que se apoiam especificamente no prazer na busca da sua felicidade é a habituação: o mesmo prazer repetido com frequência perde o efeito.

Eis aqui um exemplo bem prático: quando você está com muita vontade de tomar sorvete. O prazer da segunda colherada não é nem a metade do prazer sentido com a primeira colherada. A cada colherada o prazer vai diminuindo até que no final restam apenas… as calorias.

Assim,  algo que nos dê prazer deve ser bem dosado e usufrui-los em excesso pode fazer com que nos acostumemos com eles e percamos a sensação de prazer.

Devemos ainda melhorar nossa apreciação do prazer através do compartilhamento das experiências (reforça as memórias), da autocongratulação (não ter receio de ter orgulho de si mesmo) e do aguçamento e absorção das percepções (sentir o prazer com todos os sentidos, viver completamente as experiências, com mente e corpo 100% presentes).

Sobre a gratificação…

A concentração total, a suspensão da consciência e a plenitude – o flow – que a gratificação produz é que definem o gostar dessas atividades, não a presença do prazer. Na verdade, a imersão total bloqueia a consciência, e há uma completa ausência de emoções.

Mas o que é realizar uma tarefa em estado de flow?

Você já fez alguma atividade desafiadora mas gratificante, que você faz com tanta empolgação, que é capaz de ficar horas nesta atividade sem se cansar. Durante esta atividade parece que o tempo para e tudo flui. Este é o estado de flow.

Eis as características do estado de flow: a tarefa é desafiadora e exige habilidade, existe concentração, os objetivos são claros, o feedback é imediato, envolvimento é intenso e natural, existe um senso de controle, a consciência do “eu” desaparece e o tempo para.

Você conseguiu identificar em que atividades você entra neste estado de flow?

Agora vou fazer uma pergunta: Qual tipo de fonte de felicidade você busca: o prazer ou a gratificação?

O autor do livro sugere fortemente investirmos em gratificação, o contrário, do que a grande maioria das pessoas fazem diariamente, procurando apenas fontes de prazer.

Vejam o que Selligman diz a respeito do prazer vs gratificação:

“O prazer é uma fonte poderosa de motivação, mas não produz mudanças; é uma forca conservadora que nos faz querer satisfazer necessidades já existentes, alcançar o conforto e o relaxamento… Já a gratificação, nem sempre é prazerosa, podendo às vezes ser estressante. O alpinista pode estar perto de congelar, completamente exausto, correndo o risco de cair em um abismo sem fim, e no entanto não gostaria de estar em nenhum outro lugar do mundo.”

Enfim, o livro é muito rico em discutir importantes questões pertinentes a todos que querem ser feliz. Uma parte do livro, não abordada nestes artigos, discute sobre as forças e virtudes que devemos reforçar para obter a felicidade. Questionários permitem identificar nossas forcas e virtudes.

Leitura altamente recomendada a todos os leitores do Blog Espiral de Valor…

 

livrofelicidadeautenticaLivro Felicidade Autêntica

Martin E. P. Seligman

Editora Objetiva

ISBN: 8573025751

Lançamento: 16/06/2004

Formato: 16 x 23

Peso: 585 gramas

336 páginas

Tags : felicidadelivro
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE