fechar
Divertir, mas inspirarFilmes

Resenha Operação Big Hero … a nova animação da Disney retrata o relacionamento entre um garoto e um robô inflável…

bighero6inicial

Resenha Operação Big Hero … a nova animação da Disney retrata o relacionamento entre um garoto e um robô inflável…

Sinopse: O retrata o crescente vínculo de amizade entre o garoto prodígio em robótica Hiro Hamada e um robô inflável Baymax. Com a ajuda de um grupo de jovens pesquisadores formam um inusitado grupo de super heróis para salvar a cidade de San Fransokyo.

Reflexões:
• Vingança
• Inovação – “pensar fora da caixa”.
• Crescimento

Resenha:

Esta resenha contem spoilers. Sugiro ler esta resenha após ter assistido esta ótima animação.

Esta nova animação da Disney se passa numa fictícia cidade de San Fransokyo (uma mistura de São Francisco com Tokyo). Nela conhecemos um prodígio garoto Hiro Himada que passa a maior parte do tempo dedicado as lutas de robôs. Um submundo de apostas no qual pode-se ganhar muito dinheiro, mas também é muito perigoso. Seu irmão mais velho Tadashi, preocupado com o caminho que seu irmão está trilhando, leva seu irmão ao seu local de trabalho e apresenta seus colegas de trabalho. Imediatamente, Hiro se identifica com o local e as pessoas. Neste laboratório estão sendo criados invenções que podem mudar o mundo e Hiro se entusiasma para participar daquele convívio.

big-hero-six-banner-2

O professor Callagham realiza um competição de invenções no qual o ganhador tem direito a participar de sua empresa. Hiro se sente motivado e aqui entra o aspecto inovação no filme. Neste momento do filme Hiro deve criar algo que impressione Callagham, algo inovador… Muitas vezes, criar algo inovador não é criar algo novo, mas sim ver algo que já existe sob um ângulo diferente. Foi exatamente isto que Hiro fez, ele adaptou o seu robozinho de combate e chegou à idéia dos microbots.

Este aspecto de inovação volta ao filme no momento no qual todos os heróis da equipe Big Hero 6 estão em apuros. Todos apenas conseguem escapar da situação quando eles conseguiram “pensar fora da caixa”. Acho legal a Disney colocar este conceito de inovação num filme infantil pois instigar a criatividade, a inovação e a experimentação nas crianças de hoje, pode torná-las grandes inventores e inovadores no futuro.

bighero6kabukiOutro aspecto discutido no filme é a vingança. O vilão do filme, Yokai Kabuki, é o próprio professor Callagham consumido pelo desejo de vingança contra outro cientista Allistair Krei. Este conduziu um experimento com teletransporte e fez com que a filha de Callagham fosse considerada morta num experimento mal sucedido. A partir de então, a única motivação do professor Callagham passou a ser vingança. Ele gerou o incêndio que resultou na morte de Tadashi e vem causando destruições em San Fransokyo.

Hiro também tem um momento de raiva e vingança. Ao descobrir que o Kabuki é o professor Callagham, ele quase acaba matando o professor. Cientes de que o ato de vingança era errado, seus amigos o impedem de cometer tal ato. Tadashi estava dedicando sua vida na criação do Baymax, um robô criado para dar conforto e ajuda médica as pessoas: uma invenção voltada para o bem estar das pessoas. Posteriormente, Hiro compreende que a vingança não lhe faria nenhum bem.

Aqui temos um contraponto, ambos os personagens Hiro e Callagham perderam um ente querido por culpa de alguém. Um (Callagham) cede ao desejo de vingança, o outro (Hiro), graças a ajuda dos seus amigos e de Baymax, consegue enxergar que a vingança não é o melhor caminho a ser trilhado.

Big-Hero-6-28ago2014-01Aliás o conceito do Baymax foi um tiro certeiro. Ele é a grande atração do filme. Como não ser cativado por seu jeito tranquilo e cativante? Os grandes momentos cômicos do filme são decorrentes deste personagem.

Enfim, o filme Operação Big Hero é uma excelente animação que vai divertir crianças e adultos. Filmes infantis são poderosos instrumentos de levar mensagens que podem contribuir para a formação moral das crianças. Acredito que Operação Big Hero 6 cumpriu bem este papel.

PS: Tão bom quanto o filme Big Hero 6, é o curta de animação exibido no inicio da projeção “Feast” (traduzindo como “O Banquete”), no qual a vida amorosa de um homem é vista sob o olhar do seu cachorro Winston. O estado emocional do homem é retratado por meios dos alimentos dados ao seu cão Winston. O curta foi dirigido por Patrick Osborne.

Operacao-Big-Hero-6-9jun2014-poster-02Ficha Técnica:
Nome : Big Hero 6
Tradução : Operação Big Hero
País : USA
Ano: 2014
Diretor: Don Hall, Chris Williams
Nota IMBD: 8,2
Nota Rotten Tomatoes: 89 % (crítica) 93% (audiência)

Premiações: 4 premiações e 20 nomeações (incluindo melhor animação no Golden Globe 2015)

 

Trailer:

Tags : filmeresenha
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE