fechar
SpinSpin out

Em um futuro próximo sutiã pode ajudar a detectar precocemente o câncer de mama.

higia-eva

Em um futuro próximo sutiã pode ajudar a detectar precocemente o câncer de mama.

Segundo dados da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development), o  câncer de mama é o mais prevalente  entre as mulheres. Uma a cada nove mulheres irá apresentar câncer de mama em algum momento da vida e um terço destas irá falecer por sua causa.

A mamografia é um dos exames de rastreamento mais comumente usados mundialmente, mas é um recurso limitado. Segundo a OECD, há entre nove mamógrafos por milhão de habitantes (em Luxemburgo) e 54 mamógrafos por milhão na Coréia.

Formas inovadoras  de detecção precoce para o câncer de mama são bem vindas.

Julián Ríos Cantú é um estudante mexicano da Monterrey Institute of Technology. Após ver sua mãe sofrer, por duas vezes, ao lutar contra o câncer de mama, ele resolveu encontrar uma solução para o problema.

Ele criou a empresa Higia Tecnologies desenvolveu um protótipo de um sutiã chamado EVA. Este sutiã possui mais de 200 sensores que podem ajudar a detectar precocemente o desenvolvimento de um câncer de mama. Estes sensores conseguem detectar alterações de textura, cor, temperatura e pressão. Segundo seus desenvolvedores, o  uso do sutiã por 90 minutos por semana é suficiente para a captação de dados para o monitoramento das mamas e a detecção de alterações de alerta.

O dispositivo ainda está em fase de testes e estudos precisam ser realizados para comprovar sua eficácia na detecção precoce do câncer de mama.

É um projeto promissor que, caso se confirme sua eficácia, permitirá a detecção do câncer de mama de forma muito mais precoce, aumentando as chances de tratamento e cura.

Recentemente, este projeto  foi o ganhador do  Global Student Entrepreneur Awards 2017 – Latin America.

Alguém ainda dúvida do potencial deste projeto?

Vejam o vídeo do projeto:

 

 

“Technological innovation is the main tool to save lives, if you have the passion to innovate and solve problems.” – Julián Ríos Cantú

 

Referências:

Higia Tecnologies

OECD

GSEA

 

Tags : inovaçãosaúdetecnologia
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE