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Trocando adesivos em frutas e vegetais por impressão laser em prol da sustentabilidade.

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Trocando adesivos em frutas e vegetais por impressão laser em prol da sustentabilidade.

Rede de supermercado sueca está usando alta tecnologia para reduzir o uso de plástico.

Cada fruta  apresenta um pequeno adesivo para identificar o fornecedor. Uma nova tecnologia a laser denominada “natural branding” (em tradução livre “marca natural”), altera a pigmentação da superfície da fruta, escrevendo o nome do fornecedor, sem afetar a durabilidade e a qualidade da mesma.

A fornecedora Nature & More fez uma parceria com o supermercado sueco ICA e estão utilizando a tecnologia em batatas doce e abacates, inicialmente.

Se a aceitação do público for boa, novos produtos podem ser submetidos a mesma tecnologia.

Segundo o diretor da ICA, Peter Hagg, ao usar esta tecnologia em todos os abacates orgânicos,  com as vendas de um ano, se economizaria 200 Km de plásticos.

Em termos de emissão de carbono, a tecnologia a laser produz apenas 1 %  da emissão de carbono gerada ao produzir a quantidade de adesivos similar.

Se imaginarmos os milhões de adesivos que são utilizados diariamente na produção de alimentos ao redor do mundo, o impacto desta tecnologia poderia ser muito significativo em termos de sustentabilidade.

Referência:

Post Swedish supermarkets replace sticky labels with laser marking no site The Guardian

Foto: ICA / Nature & More

 

Tags : inovaçãosustentabilidade
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

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