fechar
cupclub

Um novo conceito para consumir café

E evitar o desperdício de bilhões de copos descartáveis.Na sociedade acelerada na qual vivemos, nas grandes cidades do mundo, muitos trabalhadores criaram o hábito de no caminho do trabalho, parar em uma cafeteria e levar o café para ir tomando no caminho. O que muitos não sabem é que isto gera uma quantidade enorme de lixo.

Somente na Inglaterra, dois e meio bilhões de copos descartáveis são jogados no lixo e um percentual muito pequeno é reciclado.

Consciente desta realidade e pensando em sustentabilidade, muitas iniciativas surgiram como copos reutilizáveis. Nos modelo de negócio baseados neste sistema, o consumidor tinha que comprar o copo e levar para a cafeteria sempre que quisesse consumir.

Segundo Safira Queshi, apenas 2% dos consumidores utilizam esta forma de consumir café.

Pensando em uma solução para este problema, Safira Qureshi criou o Cup Club. O consumidor se afilia ao Cup Club e pega um copo reutilizavel, que fica registrado no seu cadastro via RFID. Ele compra o café e posteriormente deixa o copo em pontos de coleta. O copo será lavado e devolvido para a cafeteria. Se o consumidor esquecer de devolver, uma mensagem é enviada pelo aplicativo, lembrando a necessidade de devolução. Caso o usuário não devolver o copo, uma taxa é cobrada via app.

A diferença deste sistema para o de compra do copo é o fato de não precisarmos estar o tempo todo com o copo.

Veja um vídeo de como funciona o sistema:

Cup Club from Studio [D] Tale on Vimeo.

O projeto está em testes escritórios e universidades mas tem previsão de ampla implantação em Londres.

É um projeto promissor em prol de um mundo mais sustentável.

 

Fonte:

Post Four Solutions to the Disposable Coffee Cup Problem por Lucy Hooker no site BBC

Site da Cup Club

Video Cup Club – Vimeo

 

 

Tags : inovaçãomeio ambientesustentabilidade
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE