fechar
Olhar íntimoSpinSpin inSpin out

Urban Canary, um brinquedo que ajuda a proteger seu filho da exposição a altos níveis de poluição.

urban_canaries_1

Urban Canary, um brinquedo que ajuda a proteger seu filho da exposição a altos níveis de poluição.

Confira esta idéia genial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar se tornou um dos principais riscos ambientais para nossas crianças. Apesar de o sistema imunológico e os pulmões não estarem completamente desenvolvidos, nas grandes cidades, não raramente, elas podem estar sendo expostas a níveis altos de poluição.

Com base neste problema, Daniel Goddemeyer idealizou um brinquedo em forma de canário com sensores de poluição que transformam os dados recolhidos em informações visuais e sonoras. Ele foi chamado de urban canary (em tradução livre: “canário urbano”).

O canário urbano possui uma luz pulsátil que representa a saúde do mesmo. Em condições de boa saúde, a luz fica verde. Ao ser exposto a poluição do ar e dependendo do tempo de exposição, a luz vai ficando amarela até chegar a vermelha.

Quando a luz fica vermelha, o canário urbano fica doente, ele começa a vibrar e piscar a luz, alertando a criança para a condição do ar. Em caso de situações extremas, uma mensagem é enviada para os pais.

Para recuperar a saúde do canário urbano, ele precisa  ser levado à alguma região com ar em boas qualidades.

 

 

A sensibilidade do canário urbano para detectar a poluição do ar pode ser ajustada de acordo com a idade da criança, sendo mais rigoroso para crianças menores.

Cada canário urbano conecta com outro, alimentando um grande banco de dados. Estes dados  podem ser visualizados em um mapa, onde podemos identificar as regiões mais criticas com relação a poluição do ar.

Para evitar exposição a poluição os pais podem buscar rotas alternativas com melhores condições do ar.

Além do benefício para a saúde da criança, o brinquedo serve como uma oportunidade para discutir sobre poluição ambiental.

Adorei a idéia do canário urbano. E você o que achou?

Referência:

Site da Urban Canaries

 

Tags : criatividadeeducaçãoinovaçãosaúde
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP
aficcionado por cinema e tecnologia
interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano
idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE