fechar
microphone-772577_640

Vivemos em um mundo de polaridades e intolerância…

A dica de podcast de hoje é o episódio 16 do podcast Criatividade com Asas de Bianca Sollero, intitulado: Tudo tem dois lados…

Bianca Sollero é psicóloga, arte-educadora, arte-terapeuta e consultora em Educação Criativa. Veio dela a ideia de unir vários profissionais para compor a FreeDom {Liberte Seus Dons}, que tem a proposta de promover o desenvolvimento humano integral.

O podcast Criatividade com Asas é uma das iniciativas da FreeDom, apresentado por Bianca Sollero. A cada episódio, ela compartilha um conteúdo relevante sobre Educação Criativa, sobre educar com criatividade em prol do desenvolvimento humano integral.

Neste episódio 16 , ela coloca uma questão muito atual nos dias de hoje: a intolerância com as opiniões contrárias.

Ouçam neste link.

Estamos vivendo um momento político ímpar no qual a polaridade nunca esteve tão forte. Cada um defende seu lado, energicamente, e se fecha para qualquer argumentação de opinião contrária.

A polaridade chegou ao cúmulo de amizades antigas estarem sendo desfeitas apenas por se situarem em grupos de opiniões contrárias.

Bianca Sollero levanta este questionamento de forma clara e brilhante e propõe um exercício de se colocar no outro lado. Nada é totalmente preto ou branco, é mais uma matiz de nuances.

Se  aqueles que acham que está tudo ruim, conseguirem identificar conquistas e benefícios obtidos e, por outro lado, se aqueles que acham que está tudo bom, conseguirem identificar as falhas e erros cometidos. Tudo isto resultará  em uma aproximação e compreensão entre as partes discordantes e abrirá a possibilidade do diálogo em prol de um bem comum. A polaridade cega e rígida afasta o diálogo e a empatia.

Cabe aqui um insight: Esta polaridade é uma tendência da sociedade atual, uma vez que escolhemos um lado para apoiar, seja qual for a questão, a defendemos querendo provar que escolhemos o lado certo.

Você já percebeu que recentemente nos dois grandes blockbusters do cinema de Hollywood temos esta polarização?

Primeiro veio o filme Batman Vs Superman, dois heróis, cada um querendo o bem, mas que entram em conflito por falta de diálogo e empatia.

O outro filme, também com super heróis, é o Capitão América 3 – Guerra Civil, no qual um time de super heróis comandado pelo Capitão América se volta contra outro time de super herois, comandado por Tony Stark, o Homem de Ferro.

Que mundo é este onde até os super heróis estão se enfrentando?

Coincidência?

Ouçam também os outros episódios já publicados. Assine o feed do podcast Criatividade Com Asas.

Fonte:

Podcast Criatividade com Asas

 

Tags : criatividadeintolerânciapodcasts
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE