fechar
Olhar íntimoSem categoriaSpinSpin inSpin out

Mixmind – em mundo intolerante esta ferramenta pode tornar as discussões entre interlocutores com pontos de vista contrários mais amigáveis.

an-angry-and-irritated-young-man-screams-into-the-telephone-receiver-over-a-white-background_rYzWUoD0Ss

Mixmind – em mundo intolerante esta ferramenta pode tornar as discussões entre interlocutores com pontos de vista contrários mais amigáveis.

O acesso a informação no mundo digital está mais acessível como nunca esteve.

No entanto, as redes sociais querem que você permaneça interagindo o máximo de tempo possível em suas plataformas e criaram uma forma de incentivar isto é: adotando algoritmos.

Cada vez que damos “likes” em uma publicação estamos ensinando o algoritmo quais tipos de publicações gostamos (e o contrário também é verdadeiro a cada “dislike”).

Desta forma o conteúdo apresentado em nossa timeline é na maioria das vezes concordantes com nossas opiniões e gostos.

Por um lado é bom pois demonstra informações e conteúdo de nosso interesse. Mas por outro lado, acaba nos colocando em uma “bolha” que representa o que queremos ver e não necessariamente a realidade.

Vivemos em um mundo polarizado.

Nos mais variados assuntos quando assumimos algo como verdade, descartamos e nos recusamos a ouvir a contra parte.

Muitas amizades foram desfeitas por causa deste comportamento.

Vale a pena sermos tão intolerantes assim?

Não seria mais vantajoso se todos fossem abertos a discussões saudáveis onde cada um colocasse seu ponto de vista de forma educada e assertiva?

Todos teriam a ganhar, fazendo um exercício de empatia e tentando entender os motivos que levaram a outra pessoa ao posicionamento contrário ao seu.

E quem sabe até mudar de idéia se formos convencidos pelos argumentos do outro.

Quem aqui nunca mudou de opinião após conhecer um fato novo ou ir mais a fundo em determinado tema?

Ter a mente fechada é se isolar em seu mundo e se privar do crescimento que uma discussão saudável pode proporcionar.

Em coerência com esta linha de pensamento, o estudante de graduação do curso de design em mídia digital Felipe Grinsztajn criou o app Mixmind.

O Mixmind é uma plataforma de debate no qual você se posiciona em um determinado tema e o aplicativo te coloca em um chat com alguém com um posicionamento contrário ao seu.

Conforme você debate de forma educada e assertiva, você vai ganhando pontos de reputação (mixpoints), estimulando que todos agem desta forma.

No final do debate, você dá uma nota para o seu debatedor. Quando maior a nota, mais mixpoints são obtidos.

Estes mixpoints podem ser usados para adquirir os modpowers, que são poderes de moderação funcionando como ações especiais que podem ajudar você na sua argumentação. Por exemplo: Force to research (tradução livre: forcar a pesquisa) – no qual você força que o outro apresente um link que reforce o argumento.

Habitualmente, sem este tipo de estimulo, vemos pela internet, calorosas, agressivas e mal educadas discussões sobre os mais diferentes temas, impedindo que as pessoas a aproveitem de forma saudável.

Pelo contrário, parece mais um cabo de guerra onde cada um quer convencer o outro que o seu posicionamento é o correto e verdadeiro.

A realização deste aplicativo é uma excelente ideia para tentar tornar as discussões mais civilizadas e educadas em um mundo cada vez mais polarizado.

O que achou desta idéia?

Ainda mais em um ano de eleições, não seria este app uma boa forma de debater nosso cenário político / econômico / social?

 

Fonte:

Site MixMind

 

Tags : appcivilidadetolerância
Rogerio Chinen

O Autor Rogerio Chinen

médico formado na UNIFESP aficcionado por cinema e tecnologia interessado em questões filosóficas e sobre o conhecimento humano idealizador, criador e webmaster do site Espiral de Valor

Leave a Response

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE